Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã
Quarto dia
Consideração da saúde do corpo
I. Para que pecais? Para condescenderdes com o vosso corpo? Que loucura! Não conheceis que vos apressais a perdê-lo?
Se perderdes a alma, salvareis porventura o vosso corpo? não; ou ambos bem-aventurados, ou ambos condenados. Incomoda-vos uma dor de cabeça, uma cama mal arranjada, um assento sem espaldar, uma comida pouco saborosa, um lugar pouco sadio. mas, no inferno, ah! No inferno o que há de ser?
II. Com quanta ambição não cuidais agora em enfeitardes vosso corpo! E, enfim, morrereis e a vossa cabeça tornar-se-á em caveira nua, sem carne, sem pele, sem olhos, sem lábios, sem língua: mãos e pés descarnados e o restante numa cova de podridão e de bichos.
Mas se por suma desgraça cairdes no inferno, ainda mais feio se tornará vosso rosto (...), vossa língua agitar-se-á como víbora viva no meio de chamas, vossos olhos serão como de fogo, em uma palavra, tornar-vos-eis como um demônio! Considerai bem neste ponto.
III. Quando a vossa carne vos convidar a condescender com suas más inclinações, deveis dizer-lhe: Ah! carne rebelde, não sabeis que, se eu condescender com tuas concupiscências, estarás comigo no meio de chamas por toda a eternidade? Acaso te parece boa recompensa o gozares tão pouco, para padeceres eternamente? Oh! Se quereis amar vosso corpo, amai-o; mas procurai-lhe um bem verdadeiro, uma verdadeira beleza, a saber: o bem e a beleza que estão preparados lá em cima, no céu, para os que amarem e temerem a Deus.
Colóquio
Mater purissima, ora pro nobis
A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos ser agradável?
Maria: Minha filha, dou-te por prática a pureza de intenção; não faças coisa alguma por vanglória, mas unicamente para agradar ao meu divino Filho. tuas ações as mais comuns, feitas puramente pelo amor de Deus, receberão sua recompensa no céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário