Do livro “The
Chapel veil, the symbol of the spouse of Christ”
by Elizabeth Black & Emily Griswold
Tradução por Luiz Fernando Calaça Silva – Aliança
Mariana Parresia.
E-mail: comparresia@gmail.com
O uso do véu tem sido parte da
tradição da Igreja desde sua instituição, e os santos Padres da Igreja tem
defendido tal prática desde o começo [1]. Esta tradição foi perdida quando a
exigência para a mulher cobrir sua cabeça (usar o véu) na igreja foi removida
em 1983, quando foi promulgado o novo Código de Direito Canônico. Em resposta a
esta perda, muito Tradicionalistas tem tentado revigorar esta prática pelo uso
do véu novamente. Infelizmente, há uma tendência de praticar o costume mas sem
entender por que ele existe em primeiro lugar. Práticas dentro da Igreja
Católica não crescem sem uma razão ou argumento teológico por trás deles. A
tradição do uso do véu tem sido vista também com má compreensão e desconfiança
pelos não-Tradicionalistas, devido parecer desnecessário e antigo. Assim, este
é importante tanto por Tradicionalistas quanto para não-Tradicionalistas, afim
de entender o significado teológico e o simbolismo por trás do costume da
Igreja do uso do véu. A teologia do véu está enraizada na identidade da mulher
e sua relação com o homem e Cristo e a simbólica imutável regra da mulher na
criação.
Essas explicações são primeiramente
fruto de discussões com amigos e então estão abertas para um aperfeiçoamento.
Meus argumentos serão provindos essencialmente da teologia ou aspecto
simbólico. Assim, Eu não abordarei as razões psicológicas ou sociais para o uso
do véu, o qual é frequentemente tratado por outros escritores. Embora,
explicações sociais e psicológicas tenham o seu valor, elas são de menos peso e
importantes que aquelas baseadas na teologia.
São João Crisóstomo desenvolve a
teologia do véu de um modo belíssimo. Ele faz uma comparação entre a relação do
homem e da mulher para Cristo e mulher. Mulher, por que ela foi criada sendo formada
a partir do lado do homem, está constantemente tentando retornar para ele. Ele
deseja a união original de uma só carne e um só osso. Isso é evidente em seu
desejo pela intimidade e amor. Esta tendência de voltar para sua fonte é
belamente expressada no ato conjugal, onde uma vez mais a mulher fisicamente
torna-se uma com o homem, carne e ossos. O desejo da união entre homem e mulher
é o reflexo da relação de Cristo e a alma. Cristo ama tanto o homem que não
somente ele morreu na Cruz, mas Ele expressa Seu amor tornando-se fisicamente
presente na Divina Eucaristia. Ele é o Divino Amor da alma, e Ele torna-se
esposo da mulher, a noiva. Como a mulher anseia pela união com o homem nos
relacionamentos humanos, então ele está constantemente atraída para unir-se com
Deus. Ele a chama a tornar-se um com Ele: vindo sobre Seu lado e tornar-se
carne de Sua carne e ossos de Seus ossos. Isso ocorre durante a comunhão com a
Santíssima Eucaristia, a qual é a consumação da união entre Cristo e a alma. O
ato de cobrir a cabeça com o véu simboliza a realidade de uma mulher protegida
dentro do lado de sua Fonte e tornando-se um com Ele. Ela torna-se coberta e
escondida no seu Divino Esposo. O véu é um símbolo do relacionamento da alma da
mulher e Cristo.
Além disso, o véu
representa a posição da mulher na hierarquia da ordem de Deus. O Homem é o
protetor da mulher, enquanto a mulher é a protegida. Por causa de suas
respectivas identidades, homens e mulheres mostram reverência ao seu Criador de
diferentes modos. Para o homem, descobrir sua cabeça é um sinal de respeito e
submissão a seu superior. Isso é exemplificado belamente na Missa Tradicional
quando os padres entram vestindo o barrete e descobrem sua cabeça antes de
iniciar o culto a Deus. Este respeito, pela hierarquia, é mostrado de forma
diferente pelas mulheres. Ao invés das mulheres descobrirem sua cabeça, elas
cobrem sua cabeça mostrando respeito e submissão a autoridade. Assim, usar o
véu na Santa Missa representa a submissão da mulher a Deus. Ela reconhece a regra
da criação de Deus.
O véu também é fisicamente
sinal da regra da mulher como tabernáculo. O tabernáculo contém Cristo, a
Verdadeira Vida, dentro dele. De forma similar, a mulher foi criada com o
privilégio de ser um reservatório da vida – literalmente capaz de carregar vida
dentro dela. Deste modo, ela é um tipo de tabernáculo da vida. O Sacratíssimo
Tabernáculo é sagrado pois contém a vida nele mesmo, e também, a mulher é
sagrada por que ela protege a vida dentro dela. O Sacratíssimo Tabernáculo é tão
santo que ele é coberto com um véu para preservar sua pureza e santidade. As
mulheres usam o véu para cobrir sua sacralidade como templo da vida. Este uso
do véu no Tabernáculo e a mulher é também um lembrete visível aos fiéis de que
estes reservatórios tem um papel especial. As mulheres, então, como o
Tabernáculo, deveriam estar fisicamente veladas (usando o véu).
Finalmente, o véu
simboliza como o “jardim secreto” (Cântico dos Cânticos 4, 12) cujo frutos
estão reservados a Deus. O Cântico dos Cânticos usa este analogia quando fala
da relação de Cristo e a alma. O Divino Amor diz a sua amada, “És um jardim
fechado, minha irmã, minha noiva, uma nascente fechada, um fonte selada”; e a
amada responde, “Entre meu amado no seu jardim, prove-lhe os frutos deliciosos.”
(Ct 4, 12-16) A alma da mulher é um jardim, no qual quando cultivado produz
muitos frutos. Mas, é também um jardim secreto por que ela o abre somente para
Deus, particularmente na união com a Divina Eucaristia. Ele é seu presente
especial a Deus. O véu, então, simboliza este protegido, secreto jardim, o qual
é preservado e guardado para o Divino Amor. Ele (o véu) é fisicamente um sinal
que Deus está formalmente sendo procurado e adorado. Ele simboliza a preservação de si mesmo por uma auto-doação total ao
outro. [2]
O costume, então, da
mulher cobrir a sua cabeça não é sem signficado e antigo, mas tem um
significado teológico e importante para a era moderna. Pelo uso do véu, as
mulheres reconhecem sua submissão a Cristo, seu esposo, o sacrificio de sua
glória, e adoração e humildade diante de Deus. Embora não seja pecado
permanecer sem cobrir a cabeça, o véu tem um maravilhoso significado que é um
louvável e importante modo de dar glória a Deus.
[1] Tradição
aqui não significa um ensinamento infalível de Cristo herdado através dos
Apóstolos. O termo usado aqui é um costume, no qual tem sido parte da Igreja
por muitos anos, e embora ele não seja infalível, este tipo de tradição é
honrada pela Igreja e dada seu devido respeito.
[2] Esta
é a principal razão pelo qual os religiosos usam permanentemente o véu, pois
eles são prometidos esposos de Deus, e eles preservam o jardim de sua alma para
Ele somente, de um modo único.
OLá!
ResponderExcluirSalve Maria!
Amei sueu blog!Sempre venho aqui para ler seus posts ,a comunidade em que participo tbm possuímos um apostolado de modéstia.
Obrigado pelos seus post ,nos ajudam a crescer...
Ah,peguei alguns para a divulgação em nosso blog(se não se importa).
http://cmmnamodestia.blogspot.com.br/p/quem-somos.html
Pax Domini!
Pâmela, já conhecia o blog de vocês :D
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e perseverem no apostolado pela modéstia mariana!
É lógico que não me importo, podem pegar quantos textos quiserem, é só citar a fonte como vocês já fazem :)