quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia II


Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã




Segundo dia

Consideração da salvação da alma

I. Eu nasci no mundo somente para me salvar! Compreende bem esta verdade, alma minha. Não estás no mundo para te divertires, para alcançares honra, para te vestires em ricos trajes, para descansares e muito menos, para pecares.
Estás neste mundo somente para te salvares. De que te serviria o teres debaixo de teu poder todo o mundo, se depois caísses na perdição? Reis, imperadores, filósofos, letrados, de que vos serviu vosso poder e vossa doutrina, se não soubestes salvar vossa alma?
II. Porém, este negócio da salvação é muito duvidoso. A salvação da alma não se granjeia por ouro; adquire-se fazendo-se violência a si mesmo; perde-se também por um só pecado mortal de pensamento. Para se salvar não basta ter sido inocente e santo uma vez, é preciso perseverar até a morte. Que segurança tenho, pois, de me salvar? Minha vida passada está semeada toda de pecados e reincidências: minha vida presente é um abismo que eu não conheço; minha vida futura, o que será? Só Deus sabe!
III. Finalmente, se o negócio de minha salvação for perdido, sua perda é irreparável. Se eu perder uma demanda, se perder a saúde corporal, talvez ache remédio; a perdada alma, porém, é irremediável. Perdida, sê-lo-á por toda a eternidade!

Colóquio
Sancta Virgo virginum, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos ser agradável?
Maria: Minha filha, eu te aconselho a pureza; evita com cuidado tudo o que possa manchar tua inocência; vela, portanto, atentamente, sobre teus pensamentos, tuas palavras e tuas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário