quarta-feira, 30 de maio de 2012

Educando filhos para o Céu - O dia de todos os santos


O que é o dia de Todos os santos?

Do latim festum omnium sanctorum,  o dia de Todos os Santos é celebrado no dia primeiro de novembro em honra a todos os santos e santas de Deus, conhecidos ou não.
Como todas as solenidades, sua comemoração se inicia no dia anterior de tal forma que, em inglês antigo, a noite do dia 31 de outubro é All Hallow's Eve(Véspera de todos os santos). Mais tarde o termo foi abreviado para o nosso tão conhecido Halloween. Como sabemos, o dia das bruxas é uma festa de cultura pagã, que não deve ser incentivada entre nossas crianças. (Leia mais sobre o Halloween, suas raízes pagãs e o que pode fazer um cristão aqui: http://www.homeschoolingcatolico.org/es/halloweencomoloenfrentauncatolico).

Como se comemora?

Aqui no Brasil, em Santa Catarina ainda resta um pouquinho do Pão-por-Deus, tradição de Portugal, que ainda existe em algumas áreas ao redor de Lisboa. Entretanto, salvo essa exceção, não tenho conhecimento e outra forma de comemoração que não a assistência a Santa Missa.

O que isso tem a ver com educar os filhos?

Se a minha vocação for matrimonial, uma das atividades que quero desenvolver com meus futuros pequenos é a festa do dia de Todos os Santos.
Bem, encontrei muitas ideias boas em sites de língua inglesa como o Catholic Icing e o blog Blair's Blessings.
Quero mostrar pra vocês algumas delas, que poderão ser utilizadas quando as senhoritas casarem e tiverem suas crianças ou mesmo enquanto donzelas, na catequese infantil.

A festa

A festa, que pode ser feita em casa com a própria família ou entre famílias, podendo convidar sempre amiguinhos das crianças, poderá contar com brincadeiras temáticas e fantasias de santos. pode ser elaborado até mesmo um concurso no qual a criança que melhor estiver caracterizada e melhor falar sobre o santo que escolher, poderá ser premiada.

Exemplos de fantasias














Veja mais aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.269047606502119.63618.100001906462089&type=3


Exemplos de brincadeiras temáticas

Canonize o santo

É basicamente um jogo de argolas, em que as crianças atiram auréolas e devem acertar nos santinhos, ''canonizando-os''





Uma variação com o mesmo conceito é a brincadeira "Coroe Nossa Senhora"



Rosas para Santa Theresinha

Basicamente o velho jogo com aro de basquete. O objetivo é jogar o buquê para Santa Theresinha.




Dança da cadeira de Santa Cecília



Você pode encontrar mais brincadeiras aqui http://catholicmemories.blogspot.com/2009/10/all-saints-party-games.html e nos sites que listei acima.

Uma outra ideia interessante é a montagem desta ''capelinha'' para rezar pelos parentes falecidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário