sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Quaresma é tempo de Penitência II

Como prometido na última postagem, hoje o blog Donzela Cristã traz alguns exemplos de práticas penitenciais para o tempo da Quaresma.



O Silêncio

Pode-se escolher um dia da semana e fazer o máximo de silêncio que for possível. O silêncio torna mais sensíveis os sentidos do nosso corpo e da nossa alma e mortifica também a nossa vã tagarelice e nossa curiosidade excessiva.



“Falando muito não fugirás ao pecado”

“A morte e a vida estão em poder da língua” (Provérbios 18,21)

Diz a Regra de São Bento:

“Preservar a boca de palavras más ou perniciosas;
Não gostar de falar muito;
Não dizer palavras vazias ou que apenas provoquem o riso;
Não gostar do riso excessivo e barulhento.” 

(Quais são os instrumentos das boas obras. Capítulo 4)

“Quanto às brincadeiras, palavras ociosas e as que apenas provocam risos, nós as condenamos, em todos os lugares, a uma eterna clausura, e não permitimos ao discípulo abrir a boca para tais palavras.” 

(Do silêncio. Capítulo 6.)

Diz a Imitação de Cristo:

Mais satisfação dará a pura e boa consciência que a douta filosofia. Mais valerá o desprezo das riquezas que todos os tesouros da terra. Mais te consolará a lembrança duma devota oração que a de inúmeros banquetes. Mais folgarás de ter guardado silêncio, do que de ter falado muito. Mais valor terão as boas obras que as lindas palavras. Mais agradará a vida austera e árdua penitência que todos os gozos terrenos.

Aprende agora a padecer um pouco, para poupar-te mais graves sofrimentos no futuro. Experimenta agora o que podes sofrer mais tarde. Se não podes agora sofrer tão pouca coisa, como suportarás os eternos suplícios? Se tanto te repugna o menor incômodo, que te fará então o inferno? Certo é que não podes fruir dois gozos: deleitar-se neste mundo, e depois reinar com Cristo.

(Livro I, Capítulo 24: Do juízo e das penas dos pecadores)

____________________________________________________________________________


O Jejum e a Abstinência




Em que consistem?

Jejum: fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (nem mesmo cafezinho, chimarrão etc). Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinqüenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

Abstinência: deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.



A que nos obriga a Santa Madre Igreja?

Quarta-feira de Cinzas: jejum e abstinência  obrigatórios.

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: jejum e abstinência  obrigatórios.


Demais sextas-feiras do ano(do ano todo!), exceto se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não o jejum. Essa abstinência pode ser trocada, a juízo do próprio fiel, por outra penitência, conforme estabelecer a conferência episcopal (no Brasil, a CNBB estabeleceu qualquer outro tipo de penitência, como orações piedosas, prática de caridade, exercícios de devoção etc).


O que nos recomenda a Santa Madre Igreja?

Demais dias da Quaresma, exceto os Domingos: jejum e abstinência parcial (carne permitida só na refeição principal/completa) recomendados.

Dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas: jejum e abstinência recomendados.

Dias assinalados pelo calendário antigo como Quartas-feiras das Têmporas e Sábados das Têmporas: jejum e abstinência parcial recomendados.



As quatro têmporas tratam-se, de tempos litúrgicos aos quais a Igreja dedica a penitência, a oração e a esmola. Provavelmente relacionada ao trabalho dos homens no campos, que tinham suas vidas mudadas de acordo com as Estações do Ano. Acredita-se que teriam surgido com a cristianização da Europa pagã por volta dos séculos III e IV. O Papa Gregório fixou as Têmporas da seguinte forma:

3ª Semana do Advento (Têmporas do Advento)

1ª Semana da quaresma (Têmporas da Quaresma)

Semana de Pentecostes (Têmporas de Pentecostes)

Semana do 17º Domingo depois de Pentecostes (Têmporas de Setembro)
Para termos uma noção mais simplificada sobre as têmporas, seria basicamente uma miniquaresma durante quatro vezes ao ano. Nesse período dedicamos nossas práticas de piedade pedindo perdão pelos pecados cometidos e em ação de graças pelos dons concedidos por ele a nós. 

O profeta Amós tinha anunciado a destruição de Jerusalém e a sua próxima reedificação. Com efeito Nenemias reconduziu as tribos de babilônia e fez reconstruir a cidade. Quando acabaram os trabalhos, reuniu todo o povo no primeiro dia do sétimo mês e disse-lhes: Este é o dia do Senhor. Não vos contristeis, pois, porque a alegria do Senhor é a nossa fortaleza. A quarta-feira das têmporas de Setembro, que era outrora o sétimo mês do ano, recorda-nos o faustoso acontecimento da restauração de Jerusalém, na volta do cativeiro, que é a figura da nossa reconstrução em Deus por Jesus Cristo. E este júbilo de resgate anda unido com o recolhimento e a penitência com a cor roxa dos paramentos o denuncia. A Igreja hoje nos convida ao jejum e a oração para dominarmos por este meio o espírito da impureza e encontrarmos a misericórdia divina o remédio para as nossas faltas.

Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

____________________________________________________________________________

Outras opções do que também podemos fazer

Ficar a Quaresma sem...
• Facebook
• Chocolate
• Televisão
• Doces em geral
• Coca-Cola
• Refrigerantes em geral
• Internet
- Ou delimitar um tempo máximo para ficar online a cada dia, sendo este tempo menor que o habitual)
- Ou escolher um dia para não acessar a internet ou ao menos as redes sociais(entrar só no e-mail, entre outros somente para fazer coisas importantes)


____________________________________________________________________________

Observações finais

De nada adianta fazer o secundário e esquecer o primário. Em primeiro lugar vem os deveres. A Quaresma nos convida também a ter mais empenho em nossas atividades habituais, dando o nosso melhor em espírito de sacrifício, pois,s endo cristãos, devemos dar exemplo.
Não nos esqueçamos da oração e das obras de misericórdia corporais e espirituais. São elas:

Obras de Misericórdia Espirituais:

• Dar bom conselho aos que pecam.
• Ensinar os ignorantes.
• Aconselhar os que duvidam.
• Consolar os tristes.
• Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
• Perdoar as injúrias por amor de Deus.
• Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos.

Obras de Misericórdia Corporais:

• Dar de comer a quem tem fome.
• Dar de beber a quem tem sede.
• Vestir os nus.
• Visitar e resgatar os cativos.
• Dar pousada aos peregrinos.
• Visitar os doentes.
• Enterrar os mortos


____________________________________________________________________________


Hoje inicio minha preparação para a Consagração Total a Jesus Cristo por Maria pelo método de São Luís maria Grignion de Montfort. Peço com todo o meu coração suas orações por mim e por todos os que irão se consagrar dia 25 de março ou renovar sua consagração a Virgem Puríssima, Nossa Mãe e Senhora. Santa Quaresma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário