sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia XVIII

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã


Décimo oitavo dia
Consideração da presença de Deus

I. Com quem estais agora? Estais com Deus. E quando andais pela rua, estudais, trabalhais, dormis? E quando estais à mesa com quem estais? Estais também com Deus! Ele está presente fora e dentro de vós. Ele vê todas as vossas ações, ouve todas as vossas palavras, conhece todos os vossos afetos, sabe todos os vossos pensamentos. Vela por vós de dia e de noite, quando estais sozinha ou acompanhada, em qualquer tempo, em qualquer lugar. Logo, não digais jamais: "Posso pecar sem rubor, ninguém me vê"; aí está Deus presente!

II. Que desprezo, que orgulho pecar perante os olhos do próprio Deus, perante os olhos de um Deus tão santo, tão poderoso! Pecar perante os olhos do Redentor, do Pai, do Esposo, do Juiz divino! E como é possível envergonhar-se a criatura de pecar à vista de um homem, e não envergonhar-se de pecar à vista de Deus! Ele tem escrito o catálogo de vossas maldades perante seus olhos, e está dizendo: "Olha, tudo isto foi feito em minha presença".

III. Quando aparecerdes perante seu divino tribunal para serdes julgada, não haverá precisão de acusadores, nem de testemunhas para vos convencerem, "Eu - dirá Deus, - sou o juiz e a testemunha!". Que confusão para vós, olhando para aqueles olhos e lembrando-vos que eles foram espectadores daquelas ações tão feias e vergonhosas! Que grande a cegueira de um cristão, pecando à vista de um demônio, que cuida sempre em acusá-lo; debaixo dos olhos de um anjo, que não poderá defendê-lo em juízo, e na presença de um Deus, que há de julgá-lo.

Colóquio
Janua caeli, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para agradar-vos?
Maria: Minha filha, dou-te como prática o fervor da oração; ora com humildade, amor, assiduidade e confiança. Aquele a quem falas é um Deus, que te ama e que deseja despachar teus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário