terça-feira, 15 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia XV

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã


Décimo quinto dia
Consideração do paraíso

I. De que gostais neste mundo? Gostais da liberdade? Ah! Se subirdes ao paraíso podereis passear a vosso gosto pelo ar, pela lua, pelas estrelas, pelo sol. Podereis, em um instante, vir do céu à terra, e voltar da terra ao céu. Podereis penetrar nos lugares mais fechados, nos esconderijos mais secretos, sem obstáculo e sem temor.

II. Gostais da música? Mas que suave será a música dos anjos e dos santos! Um só instrumento celestial tocado por poucos instantes pela mão de um serafim atraiu em êxtase a S. Francisco de Assis.

III. Gostais das modas? Ah! Se fordes bem-aventurada, vossos olhos serão como estrelas, vosso semblante parecerá um sol, as vossas mãos serão adornadas de pérolas vosso corpo será revestido de luz.

IV. Gostais da doutrina? Ide ao paraíso, e em um instante sereis mais douta que Salomão, mais ilustrada que todos os filósofos; aprendereis as ciências mais abstratas e sublimes em um só instante, sem tédio  e sem fadiga.

V. Gostais de contemplar as belezas das criaturas? Mas quanto mais belo há de ser o Criador? Vê-lo-eis no paraíso com esses olhos, contemplando eternamente a sua glória, e em um só olhar vós vos tornareis bem-aventurada! Além disto, que gosto sentireis ao ver os anjos, ao ver Adão, Abraão, Davi, os apóstolos, os mártires, os vossos advogados, ao ver Jesus, ao ver Maria!

VI. Gostais de possuir? Pois bem, salvai-vos e possuireis o mesmo Deus, a fonte inesgotável de todos os bens. Ele será vosso, e ninguém vo-lo poderá tirar, nem vós o podereis perder jamais.; será vosso, e vós sereis dele para sempre. ora, que grande seria a vossa loucura se por um vergonhoso contentamento perdêsseis o grande bem do paraíso!

Colóquio
Vas insigne devotionis, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje parta vos ser agradável?
Maria: Minha filha, dou-te por prática a devoção de S. José; seu merecimento é tão grande junto a meu divino Filho, que jamais o imploraram em vão.
Pede-lhe, pois, a graça de um santa vida e de uma santa morte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário