segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia XIV

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã




Décimo quarto dia
Consideração do respeito humano

I. Quereríeis converter-vos, e não o fazeis. E por que? Pelo respeito humano. Se não vou mais àquela casa, julgar-se-á que o confessor me proibiu. Se largo aquelas companheiras escandalosas, pensar-se-á que quero retirar-me a um sertão. Se não dou mão àquelas conversações indecentes, se dirá que não sou pessoas de espírito. Se eu me deixar ver modesta de olhos, se me afastar daquelas músicas, daqueles passeios, rir-se-ão de mim, dizendo que estou cheia de escrúpulos. Oh! Condenar-se pelo respeito humano é pura loucura!

II. Estaríeis com muita vontade de ser santa, e nunca vos resolveis. Qual é o motivo? O respeito humano. Se me apartar de todo da conversação, das modas, dos bailes, dos teatros, dos espetáculos, se dirá que sou selvagem. Se eu me despir das vaidades, e mais enfeites e perfumes, se dirá que sou malcriada. Se me virem frequentas os hospitais, a igreja, as práticas religiosas, os sacramentos, dirão que sou hipócrita. E não entendeis que por essas vãs apreensões perdeis a glória de santa no mundo, e no paraíso? Oh! Que fraco o vosso entendimento!

III. Porém, se vós vos envergonhardes de Jesus crucificado, Jesus Cristo envergonhar-se-á se vós. Ele mesmo o tem ameaçado dizendo: "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem (isto é, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro) se envergonhará dele, quando vier em sua majestade, e diante de seu Pai e dos santos anjos." (Lc 9, 26). Ah! Senhor, lhe direis no dia do juízo, não me conheceis? Eu sou católica. Apartai-vos de mim, responderá Jesus; não vos conheço. Vós vos envergonhastes de trazerdes minha libré*, de confessardes vossos pecados e comungardes, de guardardes meus preceitos, e os da Igreja; e depois estais dizendo que sois católica? Apartai-vos de mim; não vos conheço. Ide para o inferno com aquelas companheiras escandalosas, imodestas e rebeldes.

Colóquio
Causa nostra laetitiae, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje parta vos ser agradável?
Maria: Minha filha, aconselho-te a alegria espiritual. A bondade do Senhor, a segurança de minha proteção, a grandeza e a solidez da tuia esperança convidam-te a uma santa alegria no serviço de Deus.

*Libré: Uniforme de criados, em casas nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário