domingo, 13 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia XIII

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã



Décimo terceiro dia
O escândalo

I. O pecado do escândalo é uma grande iniquidade. O que custou uma alma a Jesus? Custou-lhe prisões, ignomínias, tormentos, uma cruz; custou-lhe todo o  sangue, custou-lhe a vida. E vós furtais-lhe esta alma por tão pouco, tornais para ela inútil a paixão do redentor; encheis de amargura, como por brinquedo, o Coração amabilíssimo do mais terno dos pais!
Sois nisto semelhante ao demônio, que dese o princípio tem sido homicida das almas (Jo 8, 44). Tereis vós também sido homicida desde a meninice, desde a mocidade? - Com aquelas palavras, com aqueles acenos, com aqueles olhares, com aqueles convites mataríeis traiçoeiramente as almas mais inocentes? Oh! Quão grande iniquidade não é esta!

II. O pecado do escândalo é um grande abismo de pecados,. Aquele pecado que fizestes cometer àquela alma inocente é filho do vosso pecado. E todos aqueles pecados que ela cometeu depois do primeiro, e que tiveram origem no vosso conselho ou exemplo, esses também são filhos do vosso pecado. Pecou aquela por vossa sedução, e depois fez-se mestra de iniquidade das outras. Todos estes pecados são filhos do vosso, porque todos reconhecem no vosso escândalo a sua própria origem. Oh! Que longa e ininterrupta cadeia de pecados!

III. O pecado do escândalo é uma dívida, que infalivelmente se pagará a Deus justíssimo. Se tivésseis tirado a Jesus Cristo todos os tesouros que há no mundo, o que faríeis para pagardes esta dívida? Não teríeis com que lha pagar! - E devendo-lhe uma alma, sua filha, comprada à custa de todo o seu sangue? E devendo-lhe não só uma, mas muitas almas, que lhe arrancastes do seio paterno para as lançardes entre as garras do demônio? É uma dívida esta para que não há pagamento que chegue!
E contudo, Nosso Senhor ficaria satisfeito, dar-vos-ia essa dívida por paga, se com o vosso conselho, com o vosso exemplo lhe ganhásseis alguma alma, em lugar das que lhe arrancastes do coração.
Contentar-se-ia com tão pouco por uma dívida tamanha; e vós nem assim procurais pagar-lhe e saldar essas contas, que não sendo saldadas neste mundo o serão na eternidade!?

Colóquio
Sedes sapientiae, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje parta vos ser agradável?
Maria: Minha filha, dou-te como prática a sabedoria, ela consiste em procurar o verdadeiro bem, fugir do mundo, amar a oração, frequentar os sacramentos, e ornar tua alma com as virtudes próprias do teu estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário