domingo, 13 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia XII

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã


Duodécimo dia
Consideração da malícia do cristão

I. O que podeis fazer mais, ó meu Deus, para me salvardes - nem sei dizê-lo. Se me convidais com vozes de misericórdia, peco esperando na vossa bondade; se me fazeis compreender a profundidade da vossa justiça, continuo a pecar desesperando do vosso perdão. Se me enterneceis o coração, vos ofendo; se me repreendeis, vos ofendo. Lavo em lágrimas a imagem do Senhor crucificado, e daqui a poucas horas volto com os meus pecados a abrir suas chagas. Que abismo de malícia este? Nem eu o compreendo!

II. O que vos resta a fazer mais, ó meu Deus, para me salvardes? - Vós me fizestes nascer no seio da Santa Igreja Católica; me destes luzes para eu conhecer, inspirações para me mover, graças para resistir às tentações, sacramentos para me fortificar, exemplos para me animar, tribulações para eu me converter. Pequei, podíeis tomar vingança, e me perdoastes. Contra outros, usaste do rigor da vossa justiça, para comigo fostes sempre misericordioso. Vós fizestes o possível para me converterdes; eu, pelo contrário, faço o possível para obstinar-me no pecado.

III.O que vos posso pedir, ó meu Deus, para me salvardes - o vosso sangue? O derramastes até a última gota por mim. A vossa alma? A entregastes a vosso Pai por mim. O vosso corpo? Foi crucificado por mim. A vossa carne? Está sempre aparelhada para minha refeição espiritual. Nem eu sei o que hei de pedir-vos para eu não pecar mais. Contudo, quando peco, no fundo do coração me queixo sempre de vós. Oh! Que louca sou eu, que não entendo que vou lançar-me na perdição somente por minha malícia.

Colóquio
Speculum justitiae, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos agradar?
Maria: Minha filha, eu te dou como prática a generosidade em serviço de Deus. Mostra-a na assiduidade em teus exercícios de piedade, na constância em corrigir teus defeitos e suportar as imperfeições do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário