sábado, 5 de maio de 2012

Mês de maria - Dia V



Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã



Quinto dia
Consideração do tempo

[Veja aqui a Introdução ao mês de Maria e as flores de virtudes]

I. Passa o tempo, e com o tempo passo eu também. Quinze, vinte, trinta, quarenta anos da minha vida já passaram e não voltam mais. 
O tempo é breve: eu mesma digo que os dias voam, sem atender eu á sua ligeireza.
porém, em comparação da eternidade, o tempo não somente é brevíssimo senão é quase nada.

II. O tempo é breve e precioso; porque neste brevíssimo tempo eu posso adquirir uma felicidade eterna. Cada momento bem empregado pode acrescentar-me um grau de glória no paraíso. meia hora empregada em fazer resenha dos meus pensamentos, das minhas palavras e obras, pode arrancar minha alma das garras do demônio, e entregá-la nas mãos de Deus.
Um pouco de tempo destinado cada dia à oração, à Missa, à leitura de um livro espiritual, pode apartar-me do pecado, e assegurar-me a salvação.

III. O tempo é breve e espantoso. A cada momento posso morrer, e posso condenar-me. Ai de mim! Que em tempo tão breve, podendo tornar-me santa, sou ainda pecadora! Tenho perdido o tempo em vaidades, em brinquedos, em divertimentos, em pecados.
Que satisfação sinto por ter consumido os dias preciosos da minha vida? Se não cuido em passar melhor os dias que me restam, virá um dia em que eu pedirei a Deus uma hora somente para me converter, e esta hora não há de chegar durante a eternidade.

Colóquio
Mater amabilis, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos ser agradável?
Maria: Minha filha, eu te dou hoje por exercício a mansidão; reprime os ímpetos e as vivacidades de teu gênio; procura que tuas palavras sejam doces e caridosas: bem-aventurados os mansos disse meu divino Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário