sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Da diferença de maturidade entre meninos e meninas e do infeliz superamadurecimento precoce dessas últimas

e

Estava eu no bosque do Instituto de Educação sozinha, lendo "As Três Vias e as Três Conversões" de Garrigou Lagrange. Me encontrava ali porque  tinha sido liberada mais cedo do que de costume e, como tinha que almoçar na escola pra ir a um compromisso depois dali, tive que ficar esperando sentada - literalmente - no colégio.
Eis-me ali, então, quando chegam alguns aluninhos do sexto ano, a antiga quinta série do ensino fundamental ou o mais antigo ainda primeiro ano do ginásio. Algumas meninas e dois meninos. Enquanto esses últimos se divertiam brincando de escorregar no chão liso e sujo, as mocinhas escutavam um pagode pelo alto-falante do celular de uma delas, cuja letra do refrão dizia: 

"Não sou mais criança pra brincar de pega-pega, pique esconde

Diz aonde você tá!
Não me importa se você mora aqui perto ou bem longe
Eu atendo é só ligar
Já mandei mensagem pra lembrar que na data de hoje
Faço um ano sem ficar
É só ligar a cobrar
Liga pro meu celular
É só mandar algum sinal dizendo que isso vai mudar."



Espera, espera! Como assim não é mais criança minha filha? Você tem ONZE anos, o n z e!!!!


É evidente que as meninas amadurecem mais cedo que os meninos, é absolutamente natural e querido por Deus que assim ocorra. Explico: Para constituir família, o ideal é que no casal o homem seja mais velho que a mulher. Sendo ela mais jovem, é mais fértil do que o seria com o passar dos anos e tem mais disposição física para cuidar das crianças. Já ele, sendo  mais velho, já trabalha e poderá ser o provedor da nova família. Diz a psicóloga Elisa Reis "Sim, na verdade as meninas se desenvolvem mais rápido desde bebês e na adolescência o desenvolvimento psíquico e corporal das meninas ultrapassa em dois anos o dos garotos. É claro que isso aparece nos relacionamentos. E por isso também é natural as meninas namorarem garotos mais velhos do que elas. As meninas amadurecem antes. Nas meninas a parte do cérebro destinada às habilidades linguísticas, o hemisfério esquerdo, desde os seis meses de idade já mostra mais atividade elétrica quando escutam sons linguísticos. Quando começam a falar articulam melhor as palavras, criam frases mais longas e complexas, falam mais e com maior fluidez. E, ao contrário dos meninos, encontram mais facilidade para escrever durante os primeiros anos escolares. Os meninos requerem uma atenção diferenciada para sua compreensão leitora. O desenvolvimento corporal (e o psíquico) das meninas é de 2 anos antes dos meninos. Na puberdade os meninos vivem “dominados” pelas meninas. Eles, em geral, reagem com excessos de violência, dificultando a convivência em sala de aula. Os meninos tímidos retraem-se, isolando-se em suas relações com as meninas. A situação entre os sexos começa a se equiparar na juventude após os 19 anos mais ou menos."


Por mais natural que seja o nosso amadurecimento  rápido, ele não pode ser tão rápido assim como no exemplo que citei no início. Crianças devem ser crianças. Hoje, com o o déficit de moral na educação que os pais dão aos filhos, cada vez mais cedo as meninas querem saber de beijar na boca dos namoradinhos, e namoradinhos ''de verdade'', não se limitando a só pegar na mão um do outro no recreio. Faz-se mister reeducar nossas crianças e ensiná-las a ter uma infância boa de verdade. Este problema do superamadurecimento não é de agora. Tenho 18 anos e, quando tinha dez, minhas amiguinhas de 11 já tinham beijado, eu era a única B.V.L. do grupo(Leia-se: Boca Virgem de Língua). Quando assistimos juntas ao filme do Peter Pan, no qual ele beija a personagem Wendy servi de chacota pois, afinal, até o Peter pan já tinha beijado e eu não. Na minha infância cedi as pressões das ''amigas'' e dei meu primeiro beijo de língua aos 10 anos com um garoto de 14 que eu nunca tinha visto mais gordo.
Se você nunca beijou um menino e está lendo isso, não ceda as pressões. Olhe para a Santíssima Virgem e siga em frente. Me arrependo amargamente de ter dado este dom, que foi o meu primeiro beijo de língua para um Zé Mané. esse beijo não pertencia a ele, pertencia ao meu futuro esposo.
Você pode ler mais sobre a questão do beijo de língua clicando aqui nesta postagem: http://donzelacrista.blogspot.com/2012/01/e-beijo-de-lingua-ta-tudo-bem-todo.html

image
Peter Pan e Wendy

4 comentários:

  1. Bárbara,
    Me identifiquei inteiramente com esse texto! É um absurdo o amadurecimento precoce das meninas hoje em dia, concordo plenamente! O futuro delas me preocupa um tanto... As pessoas estão perdendo os limites, e esse é um grande problema.
    Quanto a questão do seu primeiro beijo, comigo foi semelhante. Eu não estava preparada, mas mesmo assim, fui. Não necessariamente pela pressão das amigas, mas sim por cobrar muito de mim. O resultado do meu primeiro beijo "precoce", foi praticamente um trauma. Hoje, tenho uma baita dificuldade até em pegar na mão de qualquer um, vai entender! ahah
    O blog está lindo, um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Só não gostei de ter chamado o pobre menino de Zé Mané mas o texto é muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com suas palavras!
    E em relação ao beijar, dei meu primeiro beijo com 16 anos, e quem
    déra eu poder voltar atrás pra desfazer aquilo!
    Eu queria que fosse com meu 'príncipe', mas não foi. Eu cedi pela curiosidade
    e até hoje
    me arrependo muito.
    Então, garotas, esperem mesmo o garoto certo pra dar este grande passo!

    ResponderExcluir
  4. Olha Barbara, achei muito interessante seu texto e achei você bem amadurecida pra idade... Sou um pouco mais experiente que você, pois já estou com 33 anos... Meu primeiro beijo foi aos 14 anos e, assim como você, fui a última da turma, e também foi um desastre. Olhe que curioso... Meu primeiro e terceiro beijos me deixaram muito insegura... Já o segundo foi bem especial... Já nos conhecíamos ha um bom tempo e estávamos nos paquerando... Quando aconteceu foi escondido, mas muito incrível, e ele foi muito respeitador... Percebeu que eu estava nervosa, me fez elogios e me deixou bem à vontade. Só que desse pro 3º foram uns 7 meses, e eu cismei q tinha esquecido como se beijava... O menino era 3 anos mais velho (devia ter quase 18), era um dos "SUCESSOS" da escola (tipo o REI DO BAILE) e eu nem lembrava o que fazer com a lingua. Concordo que pressão de amiga não está com nada, pois cada pessoa tem seu tempo e deve ser respeitado... Se o primeiro beijo e, aliás, o primeiro de tudo, puder ser ao lado de uma pessoa legal, respeitadora, parceira.... Muito melhor! Mas também não se pode ficar esperando a vida inteira pelo Príncipe Encantado... Se não você não vive, não amadurece... Todas as experiências na vida, sejam boas ou ruins, servem pra amadurecer e transformar a gente... Elas fizeram vocÊ ser tudo o que é hoje... Acho que a ideia é ir beijando os sapos até ver qual deles se transforma... rsrs E olha que isso pode demorar... Então,que tal ir praticando pra quando ele chegar, o beijo ser delicioso e mágico como um Conto de Fadas??? Pensem nisso...

    ResponderExcluir