segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mês de Maria - Dia VII

Retirado do Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria e adaptado pelo blog Donzela Cristã



Sétimo dia
Consideração dos castigos do pecado

I. Deus pode castigar um pecador sempre que o queira. Um homem ofendido por outrem quer vingar-se, mas às vezes não pode. Não se dirá assim de Deus, ele pode logo que o queira.
Pode castigar-vos tirando-vos a saúde, os bens, os parentes, a vida, só com um aceno da sua vontade. Se estais em pecado, pode castigar-vos ainda agora mesmo com uma morte repentina, assim o queira ele. Mas, sabeis vós o que Ele  quer? Não o sabeis, e contudo pecais, e dormis tranquilamente o sono de pecador?!

II. Deus decididamente quer castigar o pecador. Se pecastes, estai segura que de alguma maneira Deus quer satisfação de vós, seja neste mundo, seja na eternidade - ou penitência ou inferno! Adão e Eva alcançaram o perdão da sua desobediência; estão salvos, são santos, mas a pena temporal do seu pecado dura ainda. Vós estais dizendo: um pecado mais, um pecado menos, pouco importa; porém, não vos importais com um castigo mais ou menos terrível?

III. Com efeito, Deus está castigando agora mesmo os vossos pecados. Aquelas frequentes doenças, aquelas desgraças da vossa família, aquele emprego perdido, aquelas esperanças que não tiveram sucesso, aquelas calúnias que vos levantaram vossos inimigos, aquelas tentações tão importunas, talvez sejam castigos de pecados antigos, de que vós já vos tenhais esquecido. E, se estais satisfeita de vossos caprichos; se passam felizmente todos os vossos interesses, este é um castigo mais terrível, porque assim vos confirmais na péssima vida, acrescentais pecados sobre pecados, e lenha sobre lenha, para o inferno.
Porém, dar-se-á caso que tenhas perdido o remorso da consciência, e o temor dos castigos de Deus? Ai de vós, estais punida com todo o rigor da divina justiça. Oh! Se alguém carece de toda a proteção de Maria, certamente sois vós.

Colóquio
Virgo prudentissima, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha terna Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos agradar?
Maria: Minha filha, eu te aconselho a prudência: Não passes o dia em inutilidades ou vãos divertimentos; vigia as leituras, porquanto a repugnância no serviço de Deus é ordinariamente a consequência de uma leitura indiscreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário