segunda-feira, 23 de abril de 2012

O uso do véu como símbolo da identidade e vocação da mulher I





Do livro “The Chapel veil, the symbol of the spouse of Christ”
by Elizabeth Black & Emily Griswold

Tradução por Luiz Fernando Calaça Silva – Aliança Mariana Parresia.
E-mail: comparresia@gmail.com
           
            O uso do véu tem sido parte da tradição da Igreja desde sua instituição, e os santos Padres da Igreja tem defendido tal prática desde o começo [1]. Esta tradição foi perdida quando a exigência para a mulher cobrir sua cabeça (usar o véu) na igreja foi removida em 1983, quando foi promulgado o novo Código de Direito Canônico. Em resposta a esta perda, muito Tradicionalistas tem tentado revigorar esta prática pelo uso do véu novamente. Infelizmente, há uma tendência de praticar o costume mas sem entender por que ele existe em primeiro lugar. Práticas dentro da Igreja Católica não crescem sem uma razão ou argumento teológico por trás deles. A tradição do uso do véu tem sido vista também com má compreensão e desconfiança pelos não-Tradicionalistas, devido parecer desnecessário e antigo. Assim, este é importante tanto por Tradicionalistas quanto para não-Tradicionalistas, afim de entender o significado teológico e o simbolismo por trás do costume da Igreja do uso do véu. A teologia do véu está enraizada na identidade da mulher e sua relação com o homem e Cristo e a simbólica imutável regra da mulher na criação.
            Essas explicações são primeiramente fruto de discussões com amigos e então estão abertas para um aperfeiçoamento. Meus argumentos serão provindos essencialmente da teologia ou aspecto simbólico. Assim, Eu não abordarei as razões psicológicas ou sociais para o uso do véu, o qual é frequentemente tratado por outros escritores. Embora, explicações sociais e psicológicas tenham o seu valor, elas são de menos peso e importantes que aquelas baseadas na teologia.


            São João Crisóstomo desenvolve a teologia do véu de um modo belíssimo. Ele faz uma comparação entre a relação do homem e da mulher para Cristo e mulher. Mulher, por que ela foi criada sendo formada a partir do lado do homem, está constantemente tentando retornar para ele. Ele deseja a união original de uma só carne e um só osso. Isso é evidente em seu desejo pela intimidade e amor. Esta tendência de voltar para sua fonte é belamente expressada no ato conjugal, onde uma vez mais a mulher fisicamente torna-se uma com o homem, carne e ossos. O desejo da união entre homem e mulher é o reflexo da relação de Cristo e a alma. Cristo ama tanto o homem que não somente ele morreu na Cruz, mas Ele expressa Seu amor tornando-se fisicamente presente na Divina Eucaristia. Ele é o Divino Amor da alma, e Ele torna-se esposo da mulher, a noiva. Como a mulher anseia pela união com o homem nos relacionamentos humanos, então ele está constantemente atraída para unir-se com Deus. Ele a chama a tornar-se um com Ele: vindo sobre Seu lado e tornar-se carne de Sua carne e ossos de Seus ossos. Isso ocorre durante a comunhão com a Santíssima Eucaristia, a qual é a consumação da união entre Cristo e a alma. O ato de cobrir a cabeça com o véu simboliza a realidade de uma mulher protegida dentro do lado de sua Fonte e tornando-se um com Ele. Ela torna-se coberta e escondida no seu Divino Esposo. O véu é um símbolo do relacionamento da alma da mulher e Cristo.
            Além disso, o véu representa a posição da mulher na hierarquia da ordem de Deus. O Homem é o protetor da mulher, enquanto a mulher é a protegida. Por causa de suas respectivas identidades, homens e mulheres mostram reverência ao seu Criador de diferentes modos. Para o homem, descobrir sua cabeça é um sinal de respeito e submissão a seu superior. Isso é exemplificado belamente na Missa Tradicional quando os padres entram vestindo o barrete e descobrem sua cabeça antes de iniciar o culto a Deus. Este respeito, pela hierarquia, é mostrado de forma diferente pelas mulheres. Ao invés das mulheres descobrirem sua cabeça, elas cobrem sua cabeça mostrando respeito e submissão a autoridade. Assim, usar o véu na Santa Missa representa a submissão da mulher a Deus. Ela reconhece a regra da criação de Deus.


            O véu também é fisicamente sinal da regra da mulher como tabernáculo. O tabernáculo contém Cristo, a Verdadeira Vida, dentro dele. De forma similar, a mulher foi criada com o privilégio de ser um reservatório da vida – literalmente capaz de carregar vida dentro dela. Deste modo, ela é um tipo de tabernáculo da vida. O Sacratíssimo Tabernáculo é sagrado pois contém a vida nele mesmo, e também, a mulher é sagrada por que ela protege a vida dentro dela. O Sacratíssimo Tabernáculo é tão santo que ele é coberto com um véu para preservar sua pureza e santidade. As mulheres usam o véu para cobrir sua sacralidade como templo da vida. Este uso do véu no Tabernáculo e a mulher é também um lembrete visível aos fiéis de que estes reservatórios tem um papel especial. As mulheres, então, como o Tabernáculo, deveriam estar fisicamente veladas (usando o véu).
            Finalmente, o véu simboliza como o “jardim secreto” (Cântico dos Cânticos 4, 12) cujo frutos estão reservados a Deus. O Cântico dos Cânticos usa este analogia quando fala da relação de Cristo e a alma. O Divino Amor diz a sua amada, “És um jardim fechado, minha irmã, minha noiva, uma nascente fechada, um fonte selada”; e a amada responde, “Entre meu amado no seu jardim, prove-lhe os frutos deliciosos.” (Ct 4, 12-16) A alma da mulher é um jardim, no qual quando cultivado produz muitos frutos. Mas, é também um jardim secreto por que ela o abre somente para Deus, particularmente na união com a Divina Eucaristia. Ele é seu presente especial a Deus. O véu, então, simboliza este protegido, secreto jardim, o qual é preservado e guardado para o Divino Amor. Ele (o véu) é fisicamente um sinal que Deus está formalmente sendo procurado e adorado. Ele simboliza a preservação de si mesmo por uma auto-doação total ao outro. [2]
            O costume, então, da mulher cobrir a sua cabeça não é sem signficado e antigo, mas tem um significado teológico e importante para a era moderna. Pelo uso do véu, as mulheres reconhecem sua submissão a Cristo, seu esposo, o sacrificio de sua glória, e adoração e humildade diante de Deus. Embora não seja pecado permanecer sem cobrir a cabeça, o véu tem um maravilhoso significado que é um louvável e importante modo de dar glória a Deus.


[1] Tradição aqui não significa um ensinamento infalível de Cristo herdado através dos Apóstolos. O termo usado aqui é um costume, no qual tem sido parte da Igreja por muitos anos, e embora ele não seja infalível, este tipo de tradição é honrada pela Igreja e dada seu devido respeito.

[2] Esta é a principal razão pelo qual os religiosos usam permanentemente o véu, pois eles são prometidos esposos de Deus, e eles preservam o jardim de sua alma para Ele somente, de um modo único.

2 comentários:

  1. OLá!
    Salve Maria!
    Amei sueu blog!Sempre venho aqui para ler seus posts ,a comunidade em que participo tbm possuímos um apostolado de modéstia.
    Obrigado pelos seus post ,nos ajudam a crescer...
    Ah,peguei alguns para a divulgação em nosso blog(se não se importa).
    http://cmmnamodestia.blogspot.com.br/p/quem-somos.html

    Pax Domini!

    ResponderExcluir
  2. Pâmela, já conhecia o blog de vocês :D
    Obrigada pelo carinho e perseverem no apostolado pela modéstia mariana!
    É lógico que não me importo, podem pegar quantos textos quiserem, é só citar a fonte como vocês já fazem :)

    ResponderExcluir