quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tudo o que é bonito é para se mostrar?


Suponhamos que eu tenha um colar de pérolas. Vivendo na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que  nunca tenha sido assaltada, eu não seria maluca de sair com ele no pescoço por aí alegre e sorridente saltitando pelas calçadas feito boba. Mas, veja bem, estamos falando de um belíssimo colar de p é r o l a s! Estão imaginando? Continuemos. Sendo meu colar algo belo e tão precioso para mim, eu deveria deixá-lo guardado, cuidadosamente, de forma que ele me embelezasse somente no momento oportuno.Um casamento, ou uma grande festa, talvez. É justamente por ser ele  bonito que  não devo sair mostrando-o por aí. Aquilo que nos é caro, que nos é importante, deve ser protegido a fim de ser revelado somente nos lugares que não lhe representem perigo.
Assim também é com o nosso corpo. Nosso Senhor nos moldou como um artista que do barro faz vasos lindos. Do nada que somos, por sua Graça, fez de nós princesas, sendo nós filhas do Rei dos reis. Podemos
afirmar com Nossa Rainha "Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius" - "Pois o Poderoso me fez grandes coisas e Santo é Seu nome!".
Precisamos, donzelas minhas, honrar o que o Bom Pastor fez em nós, suas ovelhinhas. O princípio mais básico da Modéstia Cristã e guardar o que nos é caro, revelando-o somente àquele que o Senhor preparou para nós, se somos chamadas ao matrimônio, ou deixando em segredo, se somos chamadas ao celibato. A Santa Madre Igreja nunca disse que nosso corpo é feio, sujo e que por isso devemos escondê-lo. Não! Ao contrário! É porque nosso corpo é sagrado que devemos velá-lo. Precisamos ocultar, dos olhares luxuriosos deste mundo, a preciosidade que nos foi concedida pelo Altíssimo.

Sejamos fiéis no pouco e Ele nos confiará mais!

11 comentários:

  1. Bem, eu discordo em parte, concordo que a metafora usada cabe muito bem aos dias de hoje em que meninas/mulheres andam com tudo de fora mas, ela "peca" em apenas um sentido..."Aquilo que nos é caro, que nos é importante, deve ser protegido a fim de ser revelado somente nos lugares que não lhe representem perigo.
    Assim também é com o nosso corpo."
    Seu rosto também faz parte do seu corpo, assim comos seus braços e canelas.
    Que tal uma burca?
    Uma coisa é ser extremista outra coisa é saber usar o meio termo.

    ResponderExcluir
  2. Discordo totalmente do Wallace. O seu argumento é, no mínimo, apelativo.
    Então é oito ou oitenta? Ou andamos totalmente cobertas ou totalmente à mostra? Como loucas fanáticas ou como carne exposta no açougue?
    Acredito que quem não soube usar o meio-termo foi você.

    ResponderExcluir
  3. "Uma coisa é ser extremista outra coisa é saber usar o meio termo." em momento nenhum eu falei em fanatismo ou ficar exposta como carne, certo?Só expressei minha opinião, a qual diz que sim, as mulheres não devem ficar andando com tudo de fora, mas sim, que cheguem ao meio termo disso, não sendo muito radicais (aquelas que são).

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Wallace, quando eu me refiro a proteger o corpo de olhares, por exemplo, não estou falando da unha do meu dedo mendinho do pé - que também faz parte do meu corpo - e nem dos cílios do meu olho direito. Somos grandinhos e sabemos muito bem o que é excitante ou o que não é para um homem. Nós, mulheres precisamos ser recatadas e até mesmo caridosas. Sim, caridosas. Por que fazer o outro pecar é uma tremenda falta de caridade. São Tomás de Aquino define as partes do nosso corpo como partes honestas, semi-honestas e desonestas. As partes desonestas são as mesmas em todos os lugares, como por exemplo os seios e os orgãos genitais. Entretanto, as semi-honestas variam de cultura para cultura e, dependendo do meio em que vivemos precisamos nos adaptar de forma a não gerarmos ocasião de pecado para o próximo. Meu rosto, que foi um dos exemplos que você deu, não é uma parte desonesta e nem semi-honesta, é honesta e, como tal, não preciso guardá-lo como guardo outras partes do meu corpo. Espero que tenha compreendido :)

    ResponderExcluir
  6. Compreendi. Mas seu comentário me deixou essa impressão pela sugestão da burca.

    ResponderExcluir
  7. "Entretanto, as semi-honestas variam de cultura para cultura e, dependendo do meio em que vivemos precisamos NOS ADAPTAR de forma a não gerarmos ocasião de pecado para o próximo" Esse é o ponto que eu estava expondo.Adaptção ao meio, de uma forma que não leve o outro a pecar.Mas qualquer coisa comentada aqui levaria a uma longa discussão sobre pontos de vistas diferente.Apreciei o texto sobre o meu e o seu ponto de vista.Bastante construtivo.

    ResponderExcluir
  8. Só precisamos lembrar que adaptação não é comodismo e que as mulheres católicas precisam ser decentes e não apenas mais ''decentes'' que a maioria. Obrigada pelos comentários, é sempre bom compartilhar o que pensamos de forma a contribuir com o todo. Fique com Nosso Senhor e a Virgem. E, ah, vê se aparece!

    ResponderExcluir
  9. Wallace Escobar,
    Save MARIA!

    Poderia me dizer os fundamentos de seu argumento de que a proposição da Bárbara é extremista?

    ResponderExcluir
  10. Bárbara,foi muito feliz no teu texto. Nada extremista,extremamente verdadeiro e delicado. :)

    ResponderExcluir
  11. Salve Maria!

    Ótima reflexão ^^

    para contribuir um pouquinho com o texto deixo aqui uma frase, que é atribuída ao Beato João Paulo II, mas não se tem certeza ser dele: "as roupas cobrem o corpo para nos deixar ver os valores da alma" sendo esta citação do Beato ou não é muito válida, não é verdade?

    Quando uma moça deixa as partes desonestas do seu corpo expostas, ela está tirando dos rapazes a oportunidade de conhecer sua alma, pois certamente eles vão se distrair olhando para o corpo delas, eles não tem culpa disso, pois o corpo da mulher atrai o homem e isso é algo feito por Deus.

    Ao cobrir nosso corpo estamos ajudando os homens a não se distrair e ver além do nosso corpo ^^

    Fique com Deus

    ResponderExcluir