sábado, 19 de novembro de 2011

Quando eu for Moça (parte 3)

Continuação do livro:

A vida religiosa tem para vós maiores atrativos quiçá. Cuidais que la estareis mais segura, que serei mais feliz, mas... Traz consigo a separação dos entes queridos; tudo e todos os que vos rodeiam parecem pedir-vos que não enveredeis por esse caminho. Aliás, se vos inclinais para aquele estado, é talvez apenas porque, no convento, contais pessoas que amais e vos amam ou porque vos pintaram a vida religiosa com belas cores, como se lá houvera rosas sem espinhos.
Como quer que seja, andais desorientada, indecisa a perguntar, sem obter resposta: Que farei?
Sossegai, minha filha; sereis o que a Deus aprouver. E enquanto Deus não se manifestar, enquanto não chegar a hora decisiva, eu vos direi o que haveis de fazer:

1° - Orai. O momento mais propício é o da Santa Missa e da Sagrada Comunhão. Aproveitai esses momentos, para oferecer a Deus a vossa vida, pedindo-lhe que vos aceite ao seu serviço, quando e como Ele melhor o entender e o julgar útil para a Sua glória e vossa felicidade eterna, duplo fim que nunca deveis perder de vista.
2° - Escolhei um bom guia ou diretor espiritual e exponde-lhe, com ingênua sinceridade também, as vossas aspirações, as vossas dúvidas e temores, as vossas inclinações e perplexidades. cedei-lhe o leme da vossa alma e navegareis segura entre os escolhos(obstáculos) da vida; confiai-vos à sua prudência e piedade.
3° - Não vos deixes influenciar demasiado por pessoas estranhas à vossa consciência, mais interesseiras do que penais, quer  essas influências provenham de uma mãe, quer de uma amiga casada ou religiosa. Sede senhora de vós mesma e não tomeis nunca uma resolução definitiva só para ser agradável a outros.
4° - Reflita seriamente e, para que o possais fazer com plenos conhecimento de causa, lede algum bom livro que vos instrua convenientemente sobre os três estados a que pode aspirar uma moça. Deixastes há pouco o colégio e vindes com um grande sortimento de prêmios. Suponho que as vossas preceptoras vos terão dado algum bom livro que vos sirva de guia, que vos ilumine a inteligência, na escolha do vosso futuro. Assim o suponho, pois não posso crer que elas julguem do valor de um livro pela encadernação mais ou menos rica, mas pelo conteúdo. Não creio que vos hajam atirado ao redemoinho do mundo, cega e inconsciente, ignorando tudo quanto uma moça deve saber, para que possa defender-se das astúcias diabólicas, que lá fora as esperam.
Mas, se não vos deram esse livro, pedi-o ao vosso diretor e supri, vós mesma, esta lacuna, este esquecimento imperdoável de vossas preceptoras que preferiram dar-vos livros insípidos, artisticamente encadernados que nunca abris e...fazeis bem.
5° - Esperai com paciência e sofrei resignada, em silêncio.
Não confieis as vossas mágoas senão a Nosso Senhor, à Santíssima Virgem e ao vosso diretor espiritual. A vossa cruz é pesada e não me admira que, por vezes, chegue a arrancar-vos lágrimas. Carregai-a com resignação, fazendo a vontade de Deus, para merecerdes a graça de seguir generosamente a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sim, se é a vontade de Deus que vos santifiqueis, que vos salveis desse modo, dizei de todo o coração: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Umas conquistam o céu trabalhando, outras gemendo enfermas, no fundo de uma cama, outras como esposas e mães dedicadas, e ainda outras como religiosas, em um convento; vós, minha filha, santificai-vos esperando com paciência e repetindo muitas evzes: Senhor, não se faça a minha vontade, mas a vossa.
Assim seja, não é, minha filha? Pobre alma aflita, tende coragem e avante; amanhã o sol aparecerá mais claro, dissipar-se-ão as nuvens ou serão, quando menos, mais transparentes, permitindo-vos contemplar o céu.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário